A imagem mostra uma mulher de expressão pensativa à esquerda e uma pilha de papéis brancos à direita, ambos sobre um fundo roxo. A mulher parece estar considerando algo enquanto olha para cima, com uma mão no queixo e a outra cruzada sobre o corpo. No canto inferior central, há o logotipo do blog "Arte Otaku".
5 1 vote
Article Rating

O papel é um material fino e maleável feito principalmente de fibras de celulose, que é um tipo de polímero encontrado em plantas. Ele é produzido triturando a matéria-prima, misturando-a com água e aplicando pressão para formar uma folha.

Esse material é uma das invenções mais fundamentais na história da humanidade, desempenhando uma função crucial no desenvolvimento da comunicação escrita, na disseminação do conhecimento e no aprimoramento da arte

O papel também é usado para impressão, embalagens, decoração, entre outros. Para os artistas, o papel é super importante. Ele serve como uma tela em branco pronta para ser transformada pela imaginação do mesmo.

Origem do papel

Imagem das Pirâmides de Gizé no Egito, com a Grande Esfinge em primeiro plano, sob um céu azul claro com poucas nuvens.
Egito antigo (Imagem da Internet)

O papel, como meio de escrita e arte, possui uma história rica e diversificada que remonta a antiguidade, para ser mais específico ao antigo Egito, por volta de 3.000 a.C. Inicialmente, os egípcios utilizavam o papiro, uma planta, para produzir um tipo primitivo de papel.

Esse processo envolvia cortar, amolecer e sobrepor as fibras do papiro, formando camadas compactadas por prensagem e secagem ao sol. Além do papiro, outras culturas utilizaram diferentes materiais para a escrita e a arte, como tecidos de linho, algodão e seda, além do pergaminho, feito de pele de animal.

No entanto, devido ao alto custo e à complexidade de produção, esses materiais eram inacessíveis para a maioria das pessoas na época.

Criação do papel como conhecemos

Pessoa oriental vestida de branco concentrada em seu trabalho.
Funcionário chinês fabricando papel. (Imagem feita por IA)

A grande mudança ocorreu em 105 d.C., quando  Cai Lun um funcionário chinês, inventou um novo processo de fabricação de papel. Ele utilizou uma mistura de fibras vegetais, como casca de amoreira, cânhamo e bambu, que eram trituradas, misturadas com água, e então prensadas para formar folhas de papel.

Esse método, é mais acessível e fácil de produzir em comparação com os materiais anteriores, tornou-se rapidamente popular na China e consequentemente se espalhou por todo o mundo, especialmente após a invenção da prensa de Gutenberg no século XV, que possibilitou a produção em massa de livros e documentos.

Essa foi uma breve abordagem sobre o papel e de outros materiais usados antes do papel. A sua história é vasta, mas para manter o foco do artigo, que é apresentar o papel a quem está aprendendo a desenhar, optei por uma abordagem mais sucinta. 

Espero que tenha apreciado esta breve incursão na história do papel.

Tags:

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail assim que forem publicadas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Yuri Paes
Yuri Paes

Olá, pessoal! Eu sou Yuri Paes, um grande fã de anime e mangá que decidiu embarcar na jornada de aprender a desenhar esse estilo tão único.

5 1 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

0
O que achou do Artigo? Diga-me nos comentários.x