
O papel é um material fino e maleável feito principalmente de fibras de celulose, que é um tipo de polímero encontrado em plantas. Ele é produzido triturando a matéria-prima, misturando-a com água e aplicando pressão para formar uma folha.
Esse material é uma das invenções mais fundamentais na história da humanidade, desempenhando uma função crucial no desenvolvimento da comunicação escrita, na disseminação do conhecimento e no aprimoramento da arte.
O papel também é usado para impressão, embalagens, decoração, entre outros. Para os artistas, o papel é super importante. Ele serve como uma tela em branco pronta para ser transformada pela imaginação do mesmo.
Origem do papel

O papel, como meio de escrita e arte, possui uma história rica e diversificada que remonta a antiguidade, para ser mais específico ao antigo Egito, por volta de 3.000 a.C. Inicialmente, os egípcios utilizavam o papiro, uma planta, para produzir um tipo primitivo de papel.
Esse processo envolvia cortar, amolecer e sobrepor as fibras do papiro, formando camadas compactadas por prensagem e secagem ao sol. Além do papiro, outras culturas utilizaram diferentes materiais para a escrita e a arte, como tecidos de linho, algodão e seda, além do pergaminho, feito de pele de animal.
No entanto, devido ao alto custo e à complexidade de produção, esses materiais eram inacessíveis para a maioria das pessoas na época.
Criação do papel como conhecemos

A grande mudança ocorreu em 105 d.C., quando Cai Lun um funcionário chinês, inventou um novo processo de fabricação de papel. Ele utilizou uma mistura de fibras vegetais, como casca de amoreira, cânhamo e bambu, que eram trituradas, misturadas com água, e então prensadas para formar folhas de papel.
Esse método, é mais acessível e fácil de produzir em comparação com os materiais anteriores, tornou-se rapidamente popular na China e consequentemente se espalhou por todo o mundo, especialmente após a invenção da prensa de Gutenberg no século XV, que possibilitou a produção em massa de livros e documentos.
Essa foi uma breve abordagem sobre o papel e de outros materiais usados antes do papel. A sua história é vasta, mas para manter o foco do artigo, que é apresentar o papel a quem está aprendendo a desenhar, optei por uma abordagem mais sucinta.
Espero que tenha apreciado esta breve incursão na história do papel.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail assim que forem publicadas!
Sobre o Autor